quarta-feira, 2 de julho de 2014

Henricão, ator, cantor e compositor e Rei Momo (1908-1984)

Negros Geniais, atores negros, Rogério de Moura, cinema negro, negros no cinema, samba, Carnaval

Henrique Felipe da Costa nasceu em Itapira, interior de São Paulo, em 1908.

Participou de vários filmes brasileiros, como o clássico “Sinhá Moça” (1953), "O Gato de Madame" (1956), e "Betão Ronca Ferro" (1970).

Figura querida dos seus pares, o risonho cantor e também ator, Henricão, gostava muito de Carnaval. Fala-se que ele era considerado o primeiro Rei Momo Negro da história do Carnaval.

Seu apelido vem de sua alta estatura. Também era um gigante na hora de compor. É autor de inúmeras músicas que se tornaram eternas, dentre elas "Está Chegando a Hora", um dos maiores sucessos da história do carnaval e até hoje cantada nos estádios brasileiros ou na despedidas de alguém. A canção foi gravada por Carmen Costa, intérprete preferida do compositor, com quem chegou a formar dupla nos anos 40, e regravada por nomes de peso da Música Popular Brasileira como Maria Bethânia e Elis Regina. "Está Chegando a Hora", na verdade, é uma adaptação de "Cielito Lindo", uma antiga melodia do folclore mexicano. O compositor confessou que estava em Pernambuco e percebeu que a platéia gostava de cantar a música mexicana, escreveu uma nova letra que caiu de imediato no gosto do público, o que levou Ary Barroso a considerar plágio aquilo que, obviamente, é apenas uma versão da música.


Henricão, em "Sinhá Moça"


Mas unanimidade mesmo na obra de Henricão é a adorável "Só Vendo Que Beleza", parceria com Rubem Campos. O compositor conta que a inspiração para a música surgiu quando ouviu uma conversa de bar entre dois aspirantes a Fuzileiros Navais. O interessante é que a singeleza da letra, que retrata um ambiente bucólico, marcado de belezas naturais propícias ao romance, uma verdadeira fórmula da felicidade, foi contrastado pouco tempo depois pelo próprio Henricão ao compor "Casinha da Marambaia", música que mostra um cenário pessimista e de destruição daquele belo cenário da música anterior. provavelmente uma forma do brilhante compositor pegar carona no sucesso da sua composição original.


Após sua morte, ocorrida no Rio de Janeiro, a Escola Municipal Jardim Campos, fundada em 1982, mudou de nome para Escola Municipal Henrique Felipe da Costa.

No seu filme, "Cidade Ameaçada", Roberto Farias criou uma cena só para o ator. Ele faz um Pedreiro que acorda em uma 


obra em que o bandido Passarinho (Reginaldo Faria) vai se refugiar.

Fontes: Wikipédia e Dr. Zem 


Por

Cineasta, roteirista, cronista, ilustrador, educador, nascido na Vila Santa Isabel, Zona Leste de São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2013 Rogério de Moura