Aida Overton Walker foi uma das grandes estrelas negras do
showbusiness norte-americano do final do século 19 e início do século 20.
Nasceu em New York, em 1880. Começou sua carreira ainda na adolescente,
como um membro do coro do “Black Patti Troubadours”.
Em 1889, conheceu, o ator George
Walker que, junto com Bert Williams, formavam uma proeminente dupla de artistas
vaudeville. Depois do casamento, Aida juntou-se à Walker e Williams, formando
um trio de grande sucesso.
Foi apelidada de “A Rainha do
Cakewalk”, uma tradicional
forma de música e dança afro-americana que se originou entre os escravos do Sul
dos Estados Unidos da América. Uma paródia satírica às danças formais da Europa, preferidas pelos donos de escravos, nde os negros mostravam os exageros e acrescentavam passos
tradicionais africanos.
No vaudeville, Williams e Walker acentuavam a cor negra escurecendo ainda mais o rosto com cortiça queimada. O propósito era satirizar
os artistas brancos que se passavam por negros em apresentações vaudeville. Curiosamente, fizeram sucesso
entre o público branco. Aida, por sua vez, recusava-se a fazer negros
estereotipados.
Aida ganhou projeção nacional em 1900, com sua performance de "Miss Hannah de Savannah" no show "Sons of Ham". Em 1903, fez uma performance no Palácio de Buckingham para o rei Edward VII. Nos dez anos seguintes, Aida seria conhecida principalmente por seu trabalho no teatro musical. A música e a dança fez um sucesso instantâneo com o público. O trio George-Williams-Aida produziu espetáculos bem sucedidos como "Daomé" (1902), "Abyssinia" (1906) e "Terra de Bandana" (1908).
Durante a turnê de "Bandana
Terra",George Walker começou a mostrar sintomas da sífilis. A doença do marido fez a carreira de Aida tomar um rumo inesperado, quando teve que excursionar pelo circuito vaudeville como atriz solo. George faleceu em 1911 e o trio foi dissolvido.
A popularidade de Aida, contudo, não diminuiu nos anos que seguiram após a morte do marido e da dissolução da trupe Williams e Walker. Ela entrou para a Smart Set Company e, depois,
fundou sua própria empresa de vaudeville. Suas performances não eram apenas
aclamadas pela crítica, mas também pelo público, que lotavam os teatros onde se apresentava.
O primeiro espetáculo de Aida após a morte
de seu marido, pela Smart Set, foi "His Honnor, The Barber", em 1911.
Sobre sua atuação The New York Dramatic afirmou: "Srta. Walker, como é bem
conhecida, é 'o' melhor comediante 'negro' da atualidade. Sua personificação de
'chappie', um negro, é o verdadeiro sucesso da peça ". Sobre a mesma peça,
o Chicago Defender disse: “Todas as pessoas que se aventuraram para ver a Smart
Set Companhia foram para ver a Sra. Walker, a atriz de comédia do sexo feminino
mais fascinante e vivaz que a raça negra já produziu”.
Tanto no vaudeville como no teatro musical,
Aida era sucesso financeiro, de público e de crítica.
Aida Walker popularidade continuada após a
dissolução da trupe Williams e Walker, o que não passou despercebido pela
imprensa. Mesmo após a dissolução da trupe com George e Williams, ela manteve a
qualidade de suas performances no circuito de vaudeville igual ou superior ao
de seu trabalho anterior. Um artigo no Hartford Courant de outubro de 1911
afirmou que “a senhorita Walker é a mesma cantora inteligente e dançarina
graciosa de sempre”.
Sua performance mais conhecida foi em "Salomé", 1911.
Aida também era conhecida como ativista, pelos direitos dos artistas afro-americanos e das mulheres.
Abriu as portas para as artistas do calibre de Lottie Gee, Florence Mills,
Ethel Waters e até mesmo Josephine Baker.
Morreu prematuramente em 1914, aos 34 anos,
de insuficiência renal, no auge da carreira. Na época, sua morte foi amplamente
lamentada.
Referência:
www.afroammuseum.orgFotos:
Schomburg Center for Research in Black Culture, The New York Public Library, Astor, Lenox and Tilden Foundations
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1912: "Salomé" |
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1903: "Tatler Notice for in Dahomey" |
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1903: "Tatler Notice for in Dahomey", George, Williams e Aida. |
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1903: "Tatler Notice for in Dahomey", George, Aida e Williams. |
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Aida e George |
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1903: "Tatler Notice for in Dahomey" |
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1906: "Abyssinia" |
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1904: "Why Adam Sinned" |
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1904: "Why Adam Sinned" |
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1901: "Miss Hannah from Savannah" |
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1902: "I'd Like To Be A Real Lady" |
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1910: "Porto Rico" |
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1910: "Thats Why They Call Me Shine Sheet" |
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1910: "Porto Rico" |
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1912 |
Grata pelo post, tem tantas fotos e normalmente só acho as mesmas 3. Muito bom!
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