domingo, 28 de dezembro de 2014

Elizabeth Taylor Greenfield, cantora (1817-1876)

Negros Geniais, Elizabeth Taylor Greenfield, ação afirmativa, cantoras negras, Rogério de Moura
Elizabeth Taylor nasceu em 1817, em Natchez, Mississipi, Estados Unidos.

Cantora norte-americana cuja voz excepcional a tornou uma artista popular na Grã-Bretanha. Nasceu escrava. Sua dona, a Sra. Greenfield, libertou os escravos e tornou-se a maior incentivadora de sua carreira musical. Elizabeth adotou o sobrenome Greenfield.

Em 1851 Greenfield fez suas primeiras apresentações públicas, em Buffalo, New York. Entre 1851 e 1852, fez uma turnê por diversas cidades, incluindo Boston e Chicago. Um concerto depoimento março 1853, promovido por amigos em Buffalo, levantou fundos para financiar uma viagem para a Europa, para que Elizabeth fizesse treinamento adicional.

A empresária responsável pela apresentação não cumpriu o contrato e Elizabeth acabou sendo presa. Foi auxiliada por Lord Shaftesbury, por Harriet Beecher Stowe e pela duquesa de Sutherland, que tornou-se sua protetora.

Elizabeth fez sua primeira apresentação em Londres em Maio de 1853 e ao longo dos próximos meses cantou em várias cidades da Inglaterra e Irlanda.

Foi apelidada de "Cisne Negro" por seguidores entusiasmados. Cantou para a Rainha Victoria no Palácio de Buckingham, em 1854. Apesar de sua popularidade, ela era financeiramente incapaz de continuar seus estudos de canto, e em julho 1854, voltou para a América, estabelecendo-se em Filadélfia, onde tornou-se professora de canto, fazendo shows ocasionais.

Fonte:
Enciclopédia Britânica

Negros Geniais, Elizabeth Taylor Greenfield, ação afirmativa, cantoras negras, Rogério de Moura

Negros Geniais, Elizabeth Taylor Greenfield, ação afirmativa, cantoras negras, Rogério de Moura

Por

Cineasta, roteirista, cronista, ilustrador, educador, nascido na Vila Santa Isabel, Zona Leste de São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2013 Rogério de Moura