terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Lillian Evanti, cantora de ópera soprano (1890-1967)

Negros Geniais, Lilian Evanti, cantores negros, Rogério de Moura
Foto de 1926
Annie Wilson Lilian Evans nasceu em Washington, DC, Estados Unidos. Estudou na Armstrong Technical High School. Em 1917, na Howard University, recebeu diploma de bacharel em música. Estudante prodígio, era capaz de falar e cantar em cinco idiomas diferentes. Em 1918, casou-se com Roy W. Tibbs, seu professor de música na Howard University, com quem teve um filho.

Soprano lírica, começou a cantar profissionalmente em 1918. Mudou-se para a França em 1925, onde se tornou a primeira negra norte-americana a cantar em uma companhia de ópera europeia. Realizou turnês pela Europa e América Latina.

Apesar do revés Evanti permaneceu popular, realizando na América Latina, bem como a Europa. Ela deu um desempenho comando especial para o presidente Franklin D. Roosevelt e sua esposa, Eleanor, em 1934. Ela também realiza concertos para as forças armadas durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1941, entrou para a The Opera Company Negro Nacional, a primeira companhia de ópera negra fundada por Mary Cardwell para proporcionar um local de encontro para artistas afro-americanos. A série de apresentações da Companhia de "La Traviata", onde Evanti cantou a parte de Violetta, foi um enorme sucesso, atraindo mais de 12.000 pessoas. Ao longo de sua carreira Evanti participou de em vinte e quatro óperas.

Perto do fim de sua vida Evanti retornou a Washington, DC, onde ela treinou e deu aulas de voz de soprano.

Fontes:

Rayford W. Logan e Michael R. Winston, Dictionary of American Black Biography (New York: WW Norton, 1982)

Negros Geniais, Lilian Evanti, cantores negros, Rogério de Moura

Negros Geniais, Lilian Evanti, cantores negros, Rogério de Moura

Por

Cineasta, roteirista, cronista, ilustrador, educador, nascido na Vila Santa Isabel, Zona Leste de São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2013 Rogério de Moura