quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Edison Carlos Souza Dias, executivo



Um dos primeiros negros a integrar o alto escalão de uma das maiores instituições financeiras do planeta. Edison Carlos Souza Dias, diretor-superintendente do banco HSBC, é um profissional com grandes responsabilidades. De sua sala na sede da instituição, em São Paulo, ele comanda um pequeno exército de 50 executivos que se dedicam à prospecção de negócios no rico interior do Estado.

Até os 14 anos, Edison passava as férias escolares ajudando o pai, que era pedreiro e trabalhava em Itaquera (zona leste da capital paulista), bairro onde a família vivia. Depois, foi aprendiz numa marcenaria até entrar no colegial, quando trabalhou em uma construtora como office-boy.

Embora semi-analfabeto, o pai insistiu para que os seis filhos estudassem. Foi o que fez a diferença. A ascensão começou quando ele entrou em administração na Esan (Escola Superior de Administração de Negócios), da Fundação de Ciências Aplicadas, e ingressou no Unibanco como auxiliar de RH. Com algumas transferências e promoções, chegou à gerência de banco. Aos 57 anos, Souza Dias mora no Jardim Anália Franco (bairro nobre da zona leste) e tem dois filhos na faculdade.

Fonte:
http://www.revistaafro.com.br/poder/estudo-faz-a-diferenca-para-edison
Dezembro, 2010

Por

Cineasta, roteirista, cronista, ilustrador, educador, nascido na Vila Santa Isabel, Zona Leste de São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2013 Rogério de Moura