Elisa Lucinda dos Campos Gomes nasceu em Cariacica, Espírito Santo, em 1958.
No início dos anos de 1970, em sua cidade natal, Vitória, fez o curso de interpretação teatral da poesia com Maria Filina. Cursou Comunicação Social na Universidade Federal do Espírito Santo, formando-se em Jornalismo na década de 1980.
Em 1986, mudou-se para o Rio de Janeiro disposta a seguir a carreira de atriz. Sempre atuando em teatro, cinema e televisão, publicou seu primeiro livro de poesia “O Semelhante”, em 1994. Este foi um passo para que a peça de mesmo nome, onde ela dizia seus versos e conversava com a platéia, permanecesse em cartaz durante seis anos, no Brasil e no exterior.
Elisa Lucinda é considerada um dos maiores fenômenos da poesia brasileira. “A menina transparente”, poema que marca sua estréia na literatura infantil, recebeu Prêmio Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ.
Reconhecida pela sua literatura poética (“O semelhante”, “Eu Te Amo e Suas Estréias”, os infantis “A menina transparente”, “Lili a rainha das escolhas”, “O órfão famoso”, “O menino inesperado” e seus mais recentes livros “Cinqüenta poemas escolhidos pelo autor”, “Contos de Vista” e seu mais novo livro “A Fúria da Beleza” ), além de seus espetáculos, recitais e workshops apresentados no Brasil e exterior; por seus trabalhos na área de recursos humanos junto à diversas empresas e instituições como Petrobrás, Banco Real, Fiocruz e por seus recentes trabalhos: na televisão, onde viveu a cantora Pérola em “Mullheres Apaixonadas” – novela de Manoel Carlos no horário nobre na Rede Globo, “Páginas da Vida” também de Manoel Carlos; no cinema, como protagonista ao lado da amiga e atriz Zezé Polessa, no filme “Alegres comadres” (lançado no Festival BR de Cinema 2003).
Elisa mantém a "Escola Lucinda de Poesia Viva" no Rio de Janeiro, onde ensina interpretação teatral da poesia seguindo o lema: 'Falando poesia sem ser chato'. A notável Capixaba vem ao longo de sua carreira presenteando o público com seu jeito peculiar e natural de falar poesia sem representar o verso mas apresentando as emoções que as palavras podem proporcionar.
Visite:
escolalucinda.com.br
0 comentários:
Postar um comentário