Steven Rodney ou "Steve" McQueen, é um cineasta, produtor, fotógrafo e escultor britânico. Vencedor de prêmios como o Óscar, o BAFTA e Festival de Veneza.
Ganhou notoriedade por seus trabalhos em "Hunger" e "Shame", ambos com o ator Michael Fassbender (indicado ao Globo de Ouro por Shame).
Seu terceiro longa-metragem, "12 Anos de Escravidão" ganhou em 2014 o Oscar de Melhor Filme.
McQueen nasceu e cresceu no oeste de Londres. Depois, foi para Drayton Manor High School. Em entrevista de 2014, McQueen afirmou que teve uma experiência muito ruim na escola, onde ele havia sido colocado em uma classe onde os estudantes acreditavam que ele seria mais adequado "para o trabalho manual, mais encanadores e construtores, pedreiros.
Disléxico, teve que usar um tapa-olho devido a um olho preguiçoso." Ele era um bom jogador de futebol, entrando para o time de futebol St. Georges Colts.
Foi diplomado na Hammersmith and West London College. Em seguida, estudou arte e design no Chelsea College of Art and Design. Depois, arte no Goldsmiths College, Universidade de Londres, onde ele se interessou pelo cinema.
Depois de deixar o Goldsmiths, estudou na Tisch School da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos.
Em 2008, lançou seu primeiro longa-metragem, "Hunger", baseado em fatos reais, que narra uma greve de fome que foi iniciada no presídio de Maze Prison, na Irlanda do Norte. O evento ganhou proporções alarmantes e no epicentro da rebelião silenciosa estava o prisioneiro Bobby Sands interpretado por Michael Fassbender, alguém disposto a levar a mente e o corpo aos limites da capacidade humana. O longa foi muito bem recebido pela critica e Steve McQueen recebeu o premio de Melhor Diretor durante o Festival de Cannes em 2008.
Em 2011, o segundo longa-metragem de Steve McQueen, "Shame", protagonizado brilhantemente por Michael Fassbender e Carey Mulligan, conta a história de Brandon, um viciado em sexo que recebe a visita da irmã Sissy, que vem moram em seu apartamento. O filme foi também, como o anterior, bem recebido pela crítica e pelo público, sendo indicado ao BAFTA de Melhor Filme e também ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Ator (Filme Dramático para Michael Fassbender).
Em 2013, Steve McQueen deu a grande virada da sua carreira com "12 Anos de Escravidão", que conta história de um negro livre, que acaba sendo sequestrado e escravizado. Estreou no Festival de Veneza de 2013, onde foi ovacionado de pé; O filme foi muito bem recebido pela crítica e premiado em diversas premiações, e também lançou a carreira de Lupita Nyong'o, atriz mexicana; O filme, foi premiado com o Globo de Ouro de Melhor Filme Dramático e em 2 de março de 2014, foi vencedor de três Oscar, incluindo Melhor Filme sendo o grande destaque da noite, tendo vencido também em Melhor Atriz Coadjuvante para Lupita, e Melhor Roteiro Adaptado, para John Ridley.
Extraído de:
Wikipedia
0 comentários:
Postar um comentário