segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Gilberto Rocha, locutor (1949-2002)

Gilberto Rocha. Uma das mais belas vozes do nosso rádio, mas foi na publicidade onde pode mostrar todo o seu talento. Fez uma brilhante carreira, gravando comerciais para rádio e televisão e também vídeos institucionais e documentários. Foi voz padrão da Radio USP e da Rádio Cultura de SP, mas sua grande marca foi deixada em duas campanhas publicitárias muito conhecidas: Mastercard “Não tem preço” e Perfumes de Vinólia que sempre usava nas trilhas de seus filmes, músicas clássicas. Nos deixou jovem ainda, aos 53 anos, em 2002. Fez parte do time do Clube da Voz participando inclusive da 1ª diretoria.

Texto: Clube da Voz
clubedavoz.com.br

Fonte: Nicola Lauletta, Baú da TV e Meio e Mensagem



terça-feira, 26 de novembro de 2013

Abdias do Nascimento (1914-2011)



Escritor, professor, teatrólogo, político ativista, artístico plástico, escultor, intelectual etc., etc.

O negro, hoje em dia, que continuar tendo a pachorra de continuar a dizer "a si mesmo que nada é porque-eu-sou-negro-isso-e-aquilo possível fazer isso"... Saiba que houve alguém que negou-se a todos os "nãos que é dito ao negro diariamente". E conhecer a vida dessa pessoa. Leia sobre a biografia "de cabo a rabo" sobre o Abdias. Das obras que ele escreveu à qualquer biografia sobrte ele. Pare de choramingar, ponha as mãos à obra e batalhe por seus sonhos.

No caso, Abdias do Nascimento é um nome e um exemplo ímpar, com realizações impressionantes. Seja branco, seja negro, seja mestiço, seja caboclo, seja o que seja.

Ele foi defensor sem igual da cultura e igualdade para as populações afrodescendentes no Brasil. Sempre lutando pela reflexão e atividade sobre a questão do negro na sociedade brasileira. Não apenas na questão intelectual. Ele ia lá e fazia, falava, debatia e... se necessário fôsse, ia às vias de fato.

Sua trajetória artística envolve, desde o movimento integralista ao ativismo do grupo Movimento Negro, ator (criou em 1944 o Teatro Experimental do Negro).

Aprofundou-se na vida política após a volta do exílio, em 1978, quando inseriu-se na vida política. Elegeu-se a 1999

Em São Paulo (2006) criou o dia 20 de Novembro, hoje em dia, feriado oficial da consciência negra. Recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade de Brasília.3 Autor de vários livros: "Sortilégio", "Dramas Para Negros e Prólogo Para Brancos", "O Negro Revoltado", e outros.4

Foi também professor benemérito da Universidade do Estado de Nova Iorque.5

Foi casado quatro vezes. Sua terceira esposa foi a atriz Léa Garcia, com quem teve dois filhos, e a última a norte-americana Elizabeth Larkin, com quem teve um filho.

Bob Marley (1945-1981)

Negros Geniais, Rogério de Moura, Bob Marley, cineasta negro





Robert Nesta Marley, ou Bob Marley, gênio incontestável. Ícone, junto com Elvis, Che Guevara, Bob Dylan, Gandhi entre outros cuja memória, sabes lá qual razão, tem preguiça de lembrar no momento. E, como brasileiro, acrescento nessa lista o Raul Seixas.

Músico, compositor, líder, intelectual... Marley dispensa apresentações. Mas, vamos lá: precursor e um dos pioneiros do reggae e autor de inúmeras frases que, com o tempo, compõem um imenso manancial de coletâneas.

Um dos maiores astros musicais e líder espiritual para muitos que cultuam suas músicas.

Marley já vendeu mais de setenta milhões de discos. Uma obra voltada aos problemas sociais. Com sua música, fez com que o movimento rastafári ganhasse projeção mundial e influenciasse pessoas por todo o planeta.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Jan Ernst Matzeliger (1852-1899)

Jan Ernst Matzeliger

Nascido em Paramaribo, no Suriname (à época, Guiana Holandesa). Filho de um engenheiro holandês e uma escrava do Suriname,

Inventou uma máquina que aumentava consideravelmente a produção de sapatos. Antes, o processo produzia aproximadamente cinqüenta sapatos por dia.

Seu invento aumentou a capacidade de produção para aproximadamente de 150 até 700 pares de sapatos por dia, reduzindo praticamente pela metade o preço dos sapatos nos EUA. 





Garret Morgan (1877 - 1963)

Garret Morgan

Garret Augustus Morgan foi um inventor afro-americano que inventou um tipo de capa de proteção respiratória (que originou a atual máscara de gás), além de ter o mérito de ter inventado o semáforo e a preparação do alisamento de cabelo. É famoso por ter salvo vários trabalhadores presos em um sistema de túneis numa caverna cheia de fumaça. Foi também o primeiro afro-americano a possuir um automóvel em Cleveland.

sábado, 23 de novembro de 2013

Benedito Galvão


Benedito Galvão

O primeiro presidente negro da OAB-SP.

O advogado Benedicto Galvão, presidiu a Ordem de 1940 a 1941. É considerado o primeiro presidente negro da OAB-SP. Ele nasceu pobre, no Interior do Estado, e veio para São Paulo, formou-se na escola complementar - anexa à Escola Normal da Praça da República - trabalhando como auxiliar de escritório e professor. Diplomou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo, em 1907. Morreu em 13 de junho de 1943.

Anualmente, a Comissão de Igualdade Racial da OAB-SP, promove a entrega do prêmio Benedito Galvão, agraciando pessoas que se destacaram na luta pelos direitos da população negra.

 

© 2013 Rogério de Moura