terça-feira, 26 de novembro de 2013

Abdias do Nascimento (1914-2011)



Escritor, professor, teatrólogo, político ativista, artístico plástico, escultor, intelectual etc., etc.

O negro, hoje em dia, que continuar tendo a pachorra de continuar a dizer "a si mesmo que nada é porque-eu-sou-negro-isso-e-aquilo possível fazer isso"... Saiba que houve alguém que negou-se a todos os "nãos que é dito ao negro diariamente". E conhecer a vida dessa pessoa. Leia sobre a biografia "de cabo a rabo" sobre o Abdias. Das obras que ele escreveu à qualquer biografia sobrte ele. Pare de choramingar, ponha as mãos à obra e batalhe por seus sonhos.

No caso, Abdias do Nascimento é um nome e um exemplo ímpar, com realizações impressionantes. Seja branco, seja negro, seja mestiço, seja caboclo, seja o que seja.

Ele foi defensor sem igual da cultura e igualdade para as populações afrodescendentes no Brasil. Sempre lutando pela reflexão e atividade sobre a questão do negro na sociedade brasileira. Não apenas na questão intelectual. Ele ia lá e fazia, falava, debatia e... se necessário fôsse, ia às vias de fato.

Sua trajetória artística envolve, desde o movimento integralista ao ativismo do grupo Movimento Negro, ator (criou em 1944 o Teatro Experimental do Negro).

Aprofundou-se na vida política após a volta do exílio, em 1978, quando inseriu-se na vida política. Elegeu-se a 1999

Em São Paulo (2006) criou o dia 20 de Novembro, hoje em dia, feriado oficial da consciência negra. Recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade de Brasília.3 Autor de vários livros: "Sortilégio", "Dramas Para Negros e Prólogo Para Brancos", "O Negro Revoltado", e outros.4

Foi também professor benemérito da Universidade do Estado de Nova Iorque.5

Foi casado quatro vezes. Sua terceira esposa foi a atriz Léa Garcia, com quem teve dois filhos, e a última a norte-americana Elizabeth Larkin, com quem teve um filho.

Por

Cineasta, roteirista, cronista, ilustrador, educador, nascido na Vila Santa Isabel, Zona Leste de São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2013 Rogério de Moura