quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Vivien Thomas, técnico cirúrgico (1910 - 1985)



Esse é Vivien Thomas, um dos principais nomes da história da cirurgia cardíaca, mesmo com pouco estudo formal, e nunca tendo pisado num curso de medicina, foi decisivo para o desenvolvimento de instrumentos e tratamentos  de doenças do coração, se notabilizou por ser um dos desenvolvedores do tratamento cardíaco para a "síndrome do bebê azul".

Vivien era filho de pessoas escravizadas, até os 18 anos realizava trabalho de carpintaria, nessa profissão inventou vários instrumentos para o melhor corte da madeira. Arrumou um emprego de zelador no laboratório do Dr. Alfred Blalock, fez amizade com o médico e começou, nas horas de folga, a observar as experiências do chefe com a dissecação de corpos de animais. Em pouco tempo, Vivien estava auxiliando Dr Blalock em pequenas cirurgias e experiências laboratoriais, junto ao pesquisador criou instrumentos que proporcionavam melhores cortes, virou braço direito do chefe e começou a juntar dinheiro para cursar medicina, durante a crise de 1929, viu o banco onde guardou toda sua poupança falir, Thomas ficou sem dinheiro. Ajudado pelo patrão conseguiu um emprego de auxiliar de cirurgia cardíaca no famoso "Hospital  Hopkins", mas sofreu grande preconceito dos médicos do local, visto que a classe era formada por maioria absoluta branca. Por ser negro foi contratado como faxineiro, se colocou a frente de algumas cirurgias e era constantemente consultado por alunos que faziam residência no hospital, nas horas vagas ficava na biblioteca do Hospital pesquisando os atlas do corpo humano e cardiologia.

Mas o brilho de Vivien tomou uma luz mais forte quando junto ao seu companheiro Dr Blalock realizaram a primeira cirurgia em um paciente com "síndrome do bebê azul", Vivien não pôde encostar no  paciente durante a cirurgia, mas em cima de um banquinho dava instruções para outros médicos participantes que ali operavam, o procedimento foi um sucesso. Em um período que o coração era um órgão quase intocável pela medicina, a dupla conseguiu avanços significativos na cirurgia  para a correção daTetralogia de Fallot, que matava muitos bebês anualmente. 



Após a morte de Blalock em 1964, Vivien permaneceu no hospital por mais 15 anos, ainda com registro de faxineiro.Somente em 1976, Vivien foi condecorado com um título de Doutor Honorário. No entanto, por não possuir graduação em medicina, recebeu um título de Doutor em Direito. O Cirurgião também foi nomeado para o corpo docente da Johns Hopkins Medical School como Instrutor de Cirurgia. Por falta de condições econômicas nunca se formou em medicina, mas se construiu como um dos principais nomes da história da cardiologia. 

Texto: Joel Paviotti


Por

Cineasta, roteirista, cronista, ilustrador, educador, nascido na Vila Santa Isabel, Zona Leste de São Paulo.

16 comentários:

  1. ASSISTI O FILME SOBRE A VIDA DELE E AMEI. DEUS CAPACITA SEUS ESCOLHIDOS.

    ResponderExcluir
  2. Tbm acabei de assistir o filme Quase Deuses sobre sua história de vida.
    Emocionante e realmente a discriminação de cor é revoltante e humilhante na sua vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Дуже прикро, що зовнішність має для когось таку значующість, я вважаю, що люди всі однакові, фільм просто чудовий!

      Excluir
  3. Muito linda a sua história. O mjnmu precisa mais de pessoas assim.

    ResponderExcluir
  4. Que filme emocionante.Parabéns pelo filme

    ResponderExcluir
  5. Acabei de assistir o filme. Grandioso emocionante. Ele venceu porque sua determinação competência e humildade sobrepôs os preconceitos
    Parabéns pelo filme.

    ResponderExcluir
  6. Assisti o filme!
    Brilhante mesmo com os prencoceitos não desistiu...
    Super recomendo!

    ResponderExcluir
  7. Onde Deus coloca os seus é inútil alguém tentar tocar ótima filme

    ResponderExcluir
  8. Ótimo filme, ênfase porém quando antes de começar a cirurgia do bebê azul,quando o Dr não quis fazer oração;Pois disse que Deus não escutarão, sendo que Vivem Thomas era um filho de Deus , ainda bem que ele foi reconhecido a tempo 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

    ResponderExcluir
  9. Belíssimo filme.amei....diz duas cirurgias cardíacas,encaminhando para a terceira... simplesmente amei...
    Deus é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  10. Incrível
    Incrível
    Muito inteligente

    ResponderExcluir
  11. "Eu não fui criado para ouvir essas coisas" é sobre isso, respeitar e ser respeitado. O filme é lindo, mas a história em si é sensacional. Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir

 

© 2013 Rogério de Moura