segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Sister Rosetta Tharpe (1915 - 1973)

 
Rosetta Tharpe (março, 1915 - outubro, 1973), cantora, compositora e guitarrista de música gospel que teve grande popularidade nas décadas de 30 e 40, unindo letras gospel e acompanhamento de rock and roll.

Nascida Rosetta Nuben, em Cotton Plant, Arkansas, começou a mostrar seu talento musical ainda criança. Viajava pelo Sul dos EUA acompanhando sua mãe, Katie Bell Nubin, que tocava mandolin na Igreja de Deus em Cristo.

Depois de se casar com o pastor Thomas Thorpe, da Igreja de Deus em Cristo, Rosetta ganhou o nome "Tharpe" por erros de grafia. Em 1934, mudaram-se para Nova Iorque, onde ela gravou quatro faixas com a Decca Records acompanhada pela orquestra de Lucky Millinder.

Suas gravações causaram um furor imediato, muitos frequentadores da igreja estavam chocados com a mistura de música sacra e outros ritmos, mas outras plateias adoraram essa mistura. Rosetta continuou gravando durante a Segunda Guerra Mundial, ela era uma dos únicos dois artistas autorizados a gravar "v-discs" para tropas do outro lado do oceano.

Em 1945, Sister Rosetta ouviu Richard cantar em seu show no auditório da cidade de Macon e convidou-o para acompanhá-la no palco. Depois do show, ela-lhe pagou pela apresentação.

Músicos como Elvis Presley, Johnny Cash, Jerry Lee Lewis, Isaac Hayes e Aretha Franklin reconheceram o estilo de cantar e tocar e modo de se apresentar como uma grande influência. Johnny Cash também se referiu a Sister Rosetta como sua cantora preferida durante a infância.


O filme "O Fabuloso Destino de Amèlie Poulain" (2001) exibe o trecho de uma das apresentações.

Em 2007, Sister Rosetta entrou para o Blues Hall of Fame. Em 2008, um show foi organizado para angariar fundos para seu túmulo. Nesse mesmo, na Pennsylvania, ano foi declarado o dia 11 de janeiro como o "Dia de Sister Rosetta Tharpe" e uma lápide foi colocada em seu túmulo.

Fonte: Wikipedia




Por

Cineasta, roteirista, cronista, ilustrador, educador, nascido na Vila Santa Isabel, Zona Leste de São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2013 Rogério de Moura