quarta-feira, 12 de março de 2014

Benedicto Lopes (1904-1989)


O primeiro piloto brasileiro a participar de corridas na Europa.

Benedicto Lopes, de ascendência portuguesa e africana, nasceu em 1904 na cidade de Campinas, filho de um maestro e de uma dona-de-casa. Em 1932, passou a aplicar seus conhecimentos em mecânica comprando jipes avariados para reformar e revender. Em pouco tempo teria uma oficina própria e vários clientes. Um deles foi Dante de Bartolomeu, que o incentivou a participar de corridas de automóveis, oferecendo-lhe um Bugatti antigo para que disputasse aas corridas.

Sua estreia como piloto aconteceu em 1934, no 2º Grande Prêmio do Rio de Janeiro, no Circuito da Gávea com a Bugatti doada pelo amigo.

No ano seguinte, participou novamente, desta vez com um Ford adaptado por ele mesmo. A partir da 6ª volta, liderou quase toda a prova. Faltando três voltas para a vitória, bateu em um retardatário atravessado na pista.

A primeira vitória veio em 1936, no trajeto pela estrada de Petrópolis. Vieram outras, como a do circuito do Chapadão, em Campinas, e na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.

Em 1937, a convite do Automóvel Club de Portugal, foi disputar corridas em terras lusitanas, tornando-se um dos primeiros brasileiros a participar de provas em solo europeu, após Manuel de Teffé.

De volta ao Brasil, conquistou duas vitórias seguidas em setembro: no Grande Prêmio de São Paulo e no 3º Circuito do Chapadão, em Campinas. Participou, em 1940, da corrida de inauguração do autódromo de Interlagos que ocorreria a 26 de novembro do mesmo ano. Seu nome foi citado nos jornais, entre os principais pilotos da época.

Benedicto disputou corridas até 1954, quando já estava com 49 anos de idade. O "Campineiro Voador", como era então conhecido, fez sua última participação no circuito de rua do Maracanã, conquistando o primeiro lugar. Em sua homenagem, dois anos depois foi promovida a competição "Prêmio Benedicto Lopes", que se realizou no Autódromo de Interlagos, em 1956.


E 2009, Campinas promulgou Lei Municipal instituindo o "Dia Municipal do Antigomobilismo e do Antigomobilista Piloto Benedicto Lopes", a ser comemorado no último domingo de julho. Há também uma rua com seu nome, no bairro Parque São Bento.

Fonte: Wikipedia




Por

Cineasta, roteirista, cronista, ilustrador, educador, nascido na Vila Santa Isabel, Zona Leste de São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2013 Rogério de Moura