sábado, 23 de agosto de 2014

Angela Davis, militante pelos direitos das mulheres e contra a discriminação racial

Negros Geniais, Angela Davis, discriminação racial, ação afirmativa, militância, direito dos negros, Rogério de Moura

Angela Yvonne Davis nasceu em 1944, no estado do Alabama, um dos mais racistas do sul dos Estados Unidos e desde cedo conviveu com humilhações de cunho racial em sua cidade. Leitora voraz quando criança, aos 14 anos participou de um intercâmbio colegial que oferecia bolsas de estudo para estudantes negros sulistas em escolas integradas do norte do país, o que a levou a estudar no Greenwich Village, em Nova Iorque, onde travou conhecimento com o comunismo e o socialismo teórico, sendo recrutada para uma organização comunista de jovens estudantes.

Aos 12 anos, Angela participou do boicote a um ônibus que praticava segregação. Dois anos mais tarde, graças a uma bolsa, foi para Nova York, onde continuou seus estudos em um liceu de esquerda chamado Little Red School House. A seguir, interessou na Universidade de San Diego, na Califórnia, onde militou contra a Guerra do Vietnã. Resultado: sua primeira prisão.

Na década de 1960, Angela tornou-se militante do partido e participante ativa dos movimentos negros e feministas que sacudiam a sociedade americana da época, primeiro como filiada da SNCC de Stokely Carmichael e depois de movimentos e organizações políticas como o Black Power e os Panteras Negras.

Fonte:

Wikipedia

Por

Cineasta, roteirista, cronista, ilustrador, educador, nascido na Vila Santa Isabel, Zona Leste de São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2013 Rogério de Moura