sábado, 16 de abril de 2016

Robson Caetano, atleta, jornalista, ator, diretor de teatro e televisão

Negros Geniais, Robson Caetano, Rogério de Moura, ação afirmativa, preconceito racial, negros na televisão
Robson Caetano nasceu em 1964, no Rio de Janeiro.

Foi descoberto pela técnica Sônia Ricette num campo de futebol na Baixada Fluminense no final da década de 1970. Começou praticando o pentatlo moderno, quando descobriu sua vocação nas pistas no atletismo. 

Especialista em provas de curta distância, Robson conquistou ao longo de sua carreira 23 títulos brasileiros e 18 títulos sul-americanos nos 100 e 200 metros rasos. Ele é tricampeão do mundo nos 200 metros (Camberra – 1985, Barcelona – 1989, Havana – 1992). Em Barcelona foi consagrado o número um do mundo, com um tempo de 19.29. Foi ainda bicampeão pan-americano e participou de quatro Jogos Olímpicos, conquistando dois bronzes: um nos 200 metros em Seul (Coréia do Sul – 1988) e outro no revezamento 4x100 em Atlanta (EUA – 1996). Em Seul, Robson ficou atrás dos americanos Joseph DeLoach e Carl Lewis, mas à frente do favorito britânico Linford Christie.

O primeiro pódio oficial de Robson foi uma terceira colocação, aos 19 anos de idade, numa prova de 4x100 nos Jogos Pan-americanos de Caracas (Venezuela – 1983). Seus companheiros de prova eram os atletas João Batista Eugênio Silva, Nelson Rocha dos Santos e Gerson Andrade de Souza. Aos 21, ganhou a Copa do Mundo de Camberra, na Austrália nos 200 metros. Quatro anos depois ficou com a prata no Pan de Indianápolis (EUA – 1987). No Pan de Havana (1991), levou o ouro nos 100 e 200 metros. Foi também tetracampeão ibero-americano dos 200m em Havana (1996), México (1988), Manaus (1990) e Sevilha (1992). Seus recordes pessoais são 10s nos 100m (México – 1988) e 19s96 nos 200m (Bruxelas – 1989). Algumas outras conquistas de Robson Caetano foram o Grand Prix da IAAF nos 200m, em 1989, e a Universíade de Duisburgo (Alemanha, 1989).

De família humilde, Robson Caetano chegou a lavar carros para ganhar a vida. No início da carreira, treinava seis horas por dia no Conjunto Célio de Barros, perto do Maracanã, no Rio de Janeiro. A pista em que treinava era tão precária e cheia de buracos, que Robson tinha de escolher os melhores pontos para pisar. Seu desempenho começou a ser gravado em vídeos e estudado por especialistas em biomecânica, um ramo da medicina em grande evolução à época. Os estudos indicaram algumas atrofias musculares e erros de postura que puderam, então, ser corrigidos, permitindo ao atleta ganhar alguns preciosos centésimos de segundos nas provas.

Depois de sua aposentadoria, em 1999. Mas suas conquistas não pararam por aí:

Ele é jornalista, ator, diretor de teatro e televisão, além de profissional de educação fisica. Como ator, participou de "A Arte de Viver da Arte", dirigida por Desmar, "Duelo" dirigida por Gaspar Filho, e "Amor.com.br". No cinema, atuou em "Como ser solteiro", "Trava Contas", "Solteira Quase Surtando". Criou o programa "Missão do Sportv", que apresentou junto com Emanuel Castro. Como Jornalista/comentarista cobri9u 4 jogos olimpicos. Participou de programas de televisão com Marilia Gabriela, Jô Soares, Fausto Silva (campeão do quadro "Dança dos Famosos"), "Caldeirão do Huck") "Estrelas", com Angélica entre outros, além de participação no rality show "A Fazenda" (TV Record). 

Fonte:
http://www.maratoninha.com.br

Por

Cineasta, roteirista, cronista, ilustrador, educador, nascido na Vila Santa Isabel, Zona Leste de São Paulo.

1 comentários:

  1. Bom dia meus amigos desta página incrivel que dá visibilidade e resgata a história de negros fantasticos!
    Eu além de atleta sou Jornalista, Ator, Diretor de teatro e televisão e profissional de educação fisica, como ator atuei em peças como A arte de viver da arte, dirigida por Desmar, Duelo dirigida por Gaspar Filho, e Amor.com.br, no cinema atuei em Como ser solteiro, Trava Contas, Solteira quase surtando, apresentador que criou o programa Missão do Sportv junto com Emanuel Castro, Como Jornalista/comentarista cobri 4 jogos olimpicos, os programas de TV dos quas participei, Marilia Gabriela, Jô, Fausto Silva inclusive como campeão da dança dos famosos, Caldeirão do Hulk, Estrelas com a querida Angelica entre outros e participação em A Fazenda um reality de confinamento, e ainda tem muito mais por vir...
    Um forte abraço do profissional de comunicação e amigo Robson Caetano Da Silva

    ResponderExcluir

 

© 2013 Rogério de Moura