sexta-feira, 22 de abril de 2016

John Lee Hooker, cantor e guitarrista de blues (1917 - 2001)


Nasceu em 22 de agosto de 1917 em Clarksdale, Mississipi , EUA foi um influente cantor e guitarrista de blues americano.
A carreira de Hooker começou em 1948 quando ele alcançou sucesso com o compacto "Boogie Chillen", apresentando um estilo meio falado que tornaria-se sua marca registrada. Ritmicamente, sua música era bastante livre, uma característica que ele tinha em comum com os primeiros músicos de delta blues. Sua entonação vocal era menos associada à música de bar em relação aos outros cantores de blues. Seu estilo casual e falado errado seria diminuído com o advento do blues elétrico das bandas de Chicago mas, mesmo quando não estava tocando sozinho, Hooker mantia as características primordiais de seu som.
Ele o fez, entretanto, levando adiante uma carreira solo, ainda mais popular devido ao surgimento de aficcionados por blues e música folk no começo dos anos 60 - ele inclusive passou a ser mais conhecido entre o público branco, e deu uma oportunidade ao iniciante Bob Dylan.
Ele apareceu e cantou no filme The Blues Brothers 1980. Devido à Hooker's improvisational estilo, seu desempenho foi filmado e o som, gravado ao vivo no palco em Chicago's Maxwell Street Market, em contraste com a habitual "playback" técnica utilizada na maioria dos filmes musicais . Hooker foi também uma influência direta no olhar de John Belushi do personagem Jake Blues, por sua maneira de se vestir e usar os oculos.
Outro destaque de sua carreira aconteceu em 1989, quando se juntou à diversos astros convidados, incluindo Keith Richards e Carlos Santana, para a gravação de The Healer, que acabaria ganhando um Grammy.
Hooker gravou mais de 100 álbuns e viveu os últimos anos de sua vida em São Francisco, onde era dono de um clube noturno chamado "Boom Boom Room", nome este inspirado em um de seus sucessos.

Site:
www.johnleehooker.com

Texto:
http://biograblues.blogspot.com.br




Por

Cineasta, roteirista, cronista, ilustrador, educador, nascido na Vila Santa Isabel, Zona Leste de São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2013 Rogério de Moura