sexta-feira, 8 de abril de 2016

Mário Américo, massagista (1912-1990)


Mário Américo foi o massagista da seleção brasileira nas Copas de 1950 a 1974. Algumas das principais funções dessa profissão são acelerar o processo de recuperação, reduzir fadiga e tensões musculares e articulares dos atletas. Não apenas por suas habilidades técnicas, Mário é um dos poucos personagens que puderam se orgulhar de acompanhar de perto sete mundiais ao lado de grandes craques, diferentes técnicos, países e seleções. Foi testemunha dos bastidores desses campeonatos, além de ser confidente dos atletas e um personagem hilário no universo do futebol.

Nos tempos em que a Seleção Brasileira ainda representava o futebol brasileiro, ainda não se tornando essa vitrine de jogadores de qualidade duvidosa e contratos milionários, com dinheiro de origem igualmente duvidosa.

Foram 38 anos dedicados ao futebol brasileiro: sete anos no Madureira Esporte Clube, do Rio de Janeiro, mais doze no Clube de Regatas Vasco da Gama e, por fim, dezenove anos na Associação Portuguesa de Desportos, em São Paulo. Acompanhou diferentes seleções do Brasil em Copas do Mundo, Jogos Pan-Americanos, Sul-americanos e outros tantos confrontos esportivos.

Texto (exceto o parágrafo do meio):
Museu do Futebol



















Por

Cineasta, roteirista, cronista, ilustrador, educador, nascido na Vila Santa Isabel, Zona Leste de São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2013 Rogério de Moura