segunda-feira, 25 de abril de 2016

Oswaldo de Camargo, escritor, jornalista e ativista do movimento negro



Oswaldo de Camargo é jornalista, poeta, contista, novelista e músico amador. Acha pouco? Saiba que provavelmente seja a maior autoridade brasileira em literatura negra. Desde os 17 anos, Oswaldo de Camargo dedica-se a literatura e a seu acervo literário, um dos mais brilhantes quando o assunto é negritude. É um dos responsáveis pela inclusão da literatura negra no circuito cultural do Brasil.


Dono de um raciocínio ágil e aguçada inteligência, Oswaldo de Camargo surpreende por todo conhecimento que possui sobre os escritores negros brasileiros e livros que tratam da temática negra. 

Nasceu em Bragança Paulista/SP, em 1936. Dos 12 aos 17 anos estudou no Seminário Menor Nossa Senhora da Paz, em São José do Rio Preto, de onde saiu em 1954. Estudou piano e harmonia no Conservatório Santa Cecília, em São Paulo.

Estreou em 1959, com o livro de poemas "O homem Tenta Ser Anjo", no tempo em que era diretor de cultura da Associação Cultural do Negro, em São Paulo, e trabalhou como revisor no Jornal Estado de São Paulo, empresa na qual iniciou sua carreira no jornalismo, em 1955. 

Seu segundo livro, "15 Poemas Negros" é de 1961, marcado por um prefácio de Florestan Fernandes. Na prosa, estreou com o livro de contos "O carro do Êxito", de 1972, seguido da novela "A Descoberta do Frio", de 1978, e os poemas de "O Estranho". Em 1987, teve editado pela Secretaria de Estado da Cultura o livro "O Negro Escrito - Apontamentos da Presença do Negro na Literatura Brasileira".

Tem poemas e contos traduzidos para o alemão, francês e espanhol.

Recebeu, em 1998, da Secretaria da Cultura de Santa Catarina, a "Medalha Cruz e Souza", pelas publicações e estudos em jornais e revistas sobre o poeta. Atualmente, é coordenador de literatura do Museu Afro Brasileiro, em São Paulo.

Em 2015, recebeu da Câmara Municipal de São Paulo o título de Cidadão Paulistano.

Obras:

- Um Homem tenta ser Anjo - Poemas, Edição do autor, apresentação de Sérgio Milliet e prefácio de José Pedro Galvão de Souza, 1959;
- 15 Poemas Negros - Série Cultura Negra, da Associação Cultural do Negro, com um estudo do prof. Florestan Fernandes, 1961;
- Nova Reunião da Poesia do Mundo Negro - 3 poemas, antologia organizada por Léon Damas, Paris, 1967;
- Antologia dos Poetas da Cacimba - 2 poemas, 1967;
- O Carro do Êxito - Contos, Editora Martins, Apresentação de Jane M. McDivitt, ilustrações de genilson, 1972;
- A Descoberta do Frio - Novela, Edições Populares, Apresentação de Clovis Moura, ilustrações de Luiz Boralli, 1979;
- O Estranho -Ed. Rowitha Kempf , 1984;
- A Razão da chama - Antologia dos Poetas Negros Brasileiros (organização),GRD, 1986;
- O Negro Escrito - Apontamentos sobre a presença do negro na Literatura Brasileira, Secretaria de Estado da Cultura, Acessoria de Cultura Afro-Brasileira, capa e projeto grafico Ubirajara Motta, 1987;
- Solano Trindade, poeta do povo - Aproximações, Com-Arte-Editora Laboratório do Curso de Editoração, USP,2009.

Visite:
http://oswaldodecamargo.blogspot.com.br



Por

Cineasta, roteirista, cronista, ilustrador, educador, nascido na Vila Santa Isabel, Zona Leste de São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2013 Rogério de Moura