terça-feira, 21 de junho de 2016

Thabata, cantora



Vinda do nordeste brasileiro, de Imperatriz do Maranhão, crescida na periferia de Brasília, Thabata convive desde muito cedo com as dificuldades sociais vividas pela população negra do país. 

Em sua adolescência, influenciada pelo RAP que ecoava nas vielas da cidade, encontra colo para suas indagações, fortalecendo assim seu intelecto.

Anos mais tarde, vivendo em Natal (RN) Thabata dá início a sua carreira musical, utilizando o rap como forma de expressão nas rodas de improviso. No ano de 2005, de volta a Brasília assumindo-se como Mc, sua ancestralidade vem à tona com a descoberta da Cultura Popular Brasileira, um misto de memória e surpresa alimentada pela embolada, o repente e o samba de coco, que enriquecem o seu trabalho musical. Ano que teve contato com a Rede Mocambos, com quem atua até hoje.

Durante 10 anos imersos em trabalhos culturais, além de cantora, torna-se arte - educadora de tradição oral e teatro de mamulengo na Casa Moringa, local onde são realizadas trocas de saberes, oficinas e apresentações artísticas, situada no Espaço Cultural Mercado Sul em Taguatinga-DF.

A necessidade de associar sua bagagem cultural, fez com que a artista lançasse em 2014 o Cd "Novidades Ancestrais”, seu primeiro trabalho autoral, resultado de treze anos de carreira. O disco conta com onze composições que enfatizam o empoderamento da raça negra unindo a atitude do RAP enraizado nos batuques nordestinos e trazem à tona, questões como religião e visão de mundo, representando as diferentes fases da artista.

As composições trouxeram ainda as influências e pesquisas pessoais dos músicos que fizeram parte do trabalho, formando a banda Thabata e Dona Imperatriz, composta por Lieber na bateria, Candido Mariano no baixo, Vitor Fernandes na guitarra, Felipe Fiuza na percussão e mais algumas participações especiais, como o maestro e saxofonista Ademir Júnior. 

Contatos: (61) 8616-4395 (61) 8560-3020

Visite:


Por

Cineasta, roteirista, cronista, ilustrador, educador, nascido na Vila Santa Isabel, Zona Leste de São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2013 Rogério de Moura