quinta-feira, 11 de maio de 2017

Ângelo Soliman, o maçom que modificou seu destino e o pensamento europeu (1721-1796)




 (*) Por Ir.'.  Francisco Feitosa

Um ex-escravo, que ganhou notoriedade e modificou seu destino e, em parte, o pensamento europeu em pleno “Século das Luzes”.


Não se sabe, bem ao certo, a origem de Angelo Soliman. Calcula-se ter nascido em 1721 e, provavelmente, tenha pertencido ao grupo étnico Kanuri, que viveu na Nigéria e Camarões. Seu nome original era Mmadi Faça, estando ligado a uma classe principesca no Estado de Sokoto, no atual nordeste da Nigéria. Ele foi levado cativo, em 1728, ainda, quando criança e chegou em Marselha como um escravo, eventualmente, transferido para a casa de uma marquesa em Messina, que supervisionou sua educação. Em lá chegando, passou a ser afeto de outra escrava da casa, de nome Angelina, quando adotou o nome de Angelo e escolheu o dia de seu batismo cristão, 11 de setembro, para celebrar como seu aniversário.

Depois de repetidos pedidos, ele foi dado, como um presente, em 1734, ao príncipe Johann Georg Christian, o governador imperial da Sicília. Angelo se tornou manobrista e companheiro de viagem do príncipe, acompanhando-o em campanhas militares por toda a Europa e teria lhe salvado a vida em determinada ocasião, um evento crucial, responsável por sua ascensão social. Devido à educação recebida, dominava, fluentemente, o alemão, o italiano, o francês, o tcheco, o inglês e o latim.

Após a morte do príncipe Johann Georg Christian, foi levado para Viena, para a família de Joseph Wenzel I, príncipe de Liechtenstein, onde, posteriormente, chegou a ser chefe dos escravos. Mais tarde, ele se tornou tutor real de Aloys I, herdeiro do Príncipe, filho de seu sobrinho Franz Joseph I.

Em 06 de fevereiro de 1768, Angelo se casou com Magdalena Christiani, a viúva de Harrach'schen, irmã do general francês François Etienne de Kellermann (1770 -1835), general de Napoleão Bonaparte, Duque de Valmy e Secretário de Anton Christiano. Sua única filha, Josephine, nasceu em 1772 e, em 1786, morre sua esposa Magdalena Soliman. Seu neto foi o renomado austríaco, médico, poeta e filósofo Ernst, Baron von Feuchtersleben.

Devido a sua cultura, era altamente respeitado nos círculos intelectuais de Viena e considerado um amigo de muito prestígio pelo imperador austríaco José II e pelo marechal do campo austríaco Franz Moritz von Lacy. Em 14 de novembro de 1781, ele foi iniciado na loja maçônica "True Harmony", cujos membros incluíam muitos dos artistas e estudiosos da época, influentes de Viena, entre eles os músicos Wolfgang Amadeus Mozart e Joseph Haydn, assim como o poeta húngaro Ferenc Kazinczy.

Os registros da Loja indicam que Angelo e Mozart se reuniram em várias ocasiões. É provável que o personagem “Bassa Selim”, na ópera de Mozart “O Rapto do Serralho” foi baseada no Irmão Angelo Soliman. Mais tarde, foi eleito Venerável Mestre de sua Loja, em 21 de outubro de 1782, e durante sua administração enriqueceu o seu ritual, incluindo elementos acadêmicos, além das instruções habituais.  Esta nova orientação maçônica, rapidamente, influenciou a prática maçônica em toda a Europa. Angelo Soliman, ainda, é celebrado na Maçonaria como "Pai do Puro Pensamento Maçônico", tendo seu nome, normalmente, transliterado como "Angelus Solimanus".

Durante sua vida foi considerado como um modelo de assimilação e perfectibilidade dos africanos, e com a sua morte, tornou-se, literalmente, um exemplo da "raça africana".





Iris Wigger e Katrin Klein distinguiram quatro aspectos para Soliman - o "Mouro Real”; o "Nobre Mouro"; o "fisionômico Mouro"; o "Mouro mumificado". As duas primeiras denominações referem-se aos anos antes da sua morte. O termo "Mouro Real" designa Soliman no contexto de mouros escravizados em tribunais europeus, onde a cor da pele marca sua inferioridade, figurando como símbolo de “status betokening”, o poder e a riqueza de seus proprietários. Desprovido de sua ascendência e cultura original, Soliman foi degradado a um "sinal exótico oriental da posição de seu senhor", que não foi autorizado a viver uma existência autodeterminada.



A designação "Nobre Mouro" descreve Soliman como um ex-Mouro, cuja ascensão na escala social, devido a seu casamento com uma mulher aristocrática, fez sua emancipação possível. Durante esse tempo, Soliman tornou-se membro da Maçonaria e foi considerado “quase” igual aos seus colegas maçons, mas ele continuou a enfrentar um emaranhado de preconceitos de raça e classe.

Sob a aparência de uma superfície de integração, espreitava-se o destino notável de Soliman. Embora ele tenha mudado suavemente na alta sociedade, a qualidade exótica atribuídas a ele não estava perdida e, ao longo de sua vida, foi transformada em uma característica racial.

As qualidades utilizadas para categorizar Soliman como um "Mouro Fisionômico" foram estabelecidos pelos pioneiros vienenses etnólogos, durante sua vida, emoldurado por teorias e hipóteses relativas à raça africana.

Ele não podia escapar à vista taxonômico, que incidiu sobre características raciais típicos, ou seja, cor da pele, textura do cabelo, tamanho e forma do nariz e lábio. Nem sua posição social, nem sua filiação aos maçons, poderiam impedir sua exploração póstuma, levando ao seu estatuto final como o "Mouro Mumificado".

Em vez de um receber um enterro cristão, Soliman foi - a pedido do diretor da coleção da história imperial Natural – mumificado e exposto no Kunstkammer – o Gabinete de Curiosidades.

Olhando para os dados tradicionais com precisão e em um contexto mais amplo, em seguida, deve-se presumir que, Soliman tinha doado o seu corpo por sua própria decisão em vida. Após a morte de Soliman, em 21 de novembro de 1796, saiu o seu corpo para a escola de medicina, a fim de fazer experiências médicas, ou seja, da Universidade de Viena. Um funeral foi realizado em 23 de novembro, apenas, com seus intestinos, a contragosto de sua filha, que exigiu seu corpo, em 14 de dezembro de 1796, mas em vão.

Enfeitada com penas de avestruz e contas de vidro, sua múmia esteve em exposição até 1806, ao lado de animais empalhados, transformado, a partir de um membro respeitável da sociedade intelectual vienense, em um espécime exótico.

Desconsiderando Soliman de suas insígnias e suas realizações ao longo da vida, etnólogos, como o que eles imaginavam, considerava-o ser um exemplar de "africano selvagem". Sua filha, Josephine, procurou fazer com que seus restos mortais fossem devolvidos à família, mas seus pedidos, jamais, foram atendidos.

Durante a Revolução de Outubro de 1848, em Viena, o museu foi incendiado após ser bombardeado, e a múmia do irmão Angelo foi queimada. Um molde de gesso de sua cabeça, ainda hoje, está exposto no Museu Rollett, em Baden, na Áustria. Foi feito um molde de gesso, pelo escultor Franz Thal, logo após sua morte, causada por um acidente vascular cerebral, em 1796.


(*) O autor é o Grande Bibliotecário do Supremo Conselho do Grau 33 do REAA da Maçonaria para a República Federativa do Brasil e o Titular da Cadeira nº 02 da Academia Maçônica Fluminense de Letras.



Por

Cineasta, roteirista, cronista, ilustrador, educador, nascido na Vila Santa Isabel, Zona Leste de São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2013 Rogério de Moura