domingo, 10 de agosto de 2014

Sidney Poitier, ator, diretor e diplomata bahamense

Negros Geniais, Sidney Poitier, Rogério de Moura, cinema negro, atores negros, cineastas negros

Sir Sidney Poitier nasceu em 1927, nos EUA e cresceu em Cat Island, nas Bahamas.

Como outros muitos atores, teve que comer o pão que o diabo amassou: dormiu na rua, trabalhou lavando pratos para poder comer e inclusive mentiu para alistar-se no Exército. Com 17 anos, e vendo que ali não tinha futuro, decidiu regressar para as Bahamas, mas também não tinha o dinheiro suficiente para pagar a passagem. De modo que, sem nenhum complexo, e talvez até um pouco ingênuo e ignorante decidiu enviar uma carta ao presidente Roosevelt:

"Estimado Presidente Roosevelt,

Meu nome é Sidney Poitier e estou aqui nos Estados Unidos na cidade de Nova Iorque. Eu sou das Bahamas. Gostaria de voltar para casa, mas não tenho dinheiro suficiente. Gostaria de pedir um empréstimo de $100. Eu devolverei quando chegar às Bahamas. Tenho saudades de minha mãe, meu pai, meus irmãos e irmãs, e tenho saudades da minha casa no Caribe. Parece que não consegui acostumar-me nos Estados Unidos, especialmente o clima frio, e por isso peço encarecidamente como cidadão americano um empréstimo de $100 para voltar para casa. Eu devolverei e serei eternamente grato. 

Seu compatriota,
Sidney Poitier"

Enquanto esperava resposta e o dinheiro para voltar para casa, uniu-se ao American Negro Theater (ANT) –um grupo de teatro do Harlem que dava oportunidades aos atores principiantes- onde logo começou a despontar.

Logicamente, o Presidente nunca respondeu sua carta. Caso respondesse, quem sabe, Sidney não teria se tornado um grande ator, deixando sua marca na história ao se tornar o primeiro ator negro a receber o prêmio Oscar de melhor ator principal por seu personagem no drama "Uma Voz nas Sombras". Seu filme mais lembrado é, no entanto, "Ao Mestre com Carinho", entre outros. Em 2002 Sidney se tornou também o primeiro artista negro a receber um Oscar honorário pelo conjunto da obra.

É o único ator a ter vencido por três vezes o Urso de Prata no tradicional Festival de Berlim.

Extraído de texto de Metamorfose Digital:
www.midig.com.br


Por

Cineasta, roteirista, cronista, ilustrador, educador, nascido na Vila Santa Isabel, Zona Leste de São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2013 Rogério de Moura