quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Aida Overton Walker, atriz, cantora, bailarina, coreógrafa (1880-1914)



Aida Overton Walker foi uma das grandes estrelas negras do showbusiness norte-americano do final do século 19 e início do século 20.

Nasceu em New York, em  1880. Começou sua carreira ainda na adolescente, como um membro do coro do “Black Patti Troubadours”.

Em 1889, conheceu, o ator George Walker que, junto com Bert Williams, formavam uma proeminente dupla de artistas vaudeville. Depois do casamento, Aida juntou-se à Walker e Williams, formando um trio de grande sucesso.

Foi apelidada de A Rainha do Cakewalk, uma tradicional forma de música e dança afro-americana que se originou entre os escravos do Sul dos Estados Unidos da América. Uma paródia satírica às danças formais da Europa, preferidas pelos donos de escravos, nde os negros mostravam os exageros e acrescentavam passos tradicionais africanos.

No vaudeville, Williams e Walker acentuavam a cor negra escurecendo ainda mais o rosto com cortiça queimada. O propósito era satirizar os artistas brancos que se passavam por negros em apresentações vaudeville. Curiosamente, fizeram sucesso entre o público branco. Aida, por sua vez, recusava-se a fazer negros estereotipados.

Aida ganhou projeção nacional em 1900, com sua performance de "Miss Hannah de Savannah" no show "Sons of Ham". Em 1903, fez uma performance no Palácio de Buckingham para o rei Edward VII. Nos dez anos seguintes, Aida seria conhecida principalmente por seu trabalho no teatro musical. A música e a dança fez um sucesso instantâneo com o público. O trio George-Williams-Aida produziu espetáculos bem sucedidos como "Daomé" (1902), "Abyssinia" (1906) e "Terra de Bandana" (1908).

Durante a turnê de "Bandana Terra",George Walker começou a mostrar sintomas da sífilis. A doença do marido fez a carreira de Aida tomar um rumo inesperado, quando teve que excursionar pelo circuito vaudeville como atriz solo. George faleceu em 1911 e o trio foi dissolvido.

A popularidade de Aida, contudo, não diminuiu nos anos que seguiram após a morte do marido e da dissolução da trupe Williams e Walker. Ela entrou para a Smart Set Company e, depois, fundou sua própria empresa de vaudeville. Suas performances não eram apenas aclamadas pela crítica, mas também pelo público, que lotavam os teatros onde se apresentava. 

O primeiro espetáculo de Aida após a morte de seu marido, pela Smart Set, foi "His Honnor, The Barber", em 1911. Sobre sua atuação The New York Dramatic afirmou: "Srta. Walker, como é bem conhecida, é 'o' melhor comediante 'negro' da atualidade. Sua personificação de 'chappie', um negro, é o verdadeiro sucesso da peça ". Sobre a mesma peça, o Chicago Defender disse: “Todas as pessoas que se aventuraram para ver a Smart Set Companhia foram para ver a Sra. Walker, a atriz de comédia do sexo feminino mais fascinante e vivaz que a raça negra já produziu”.

Tanto no vaudeville como no teatro musical, Aida era sucesso financeiro, de público e de crítica.

Aida Walker popularidade continuada após a dissolução da trupe Williams e Walker, o que não passou despercebido pela imprensa. Mesmo após a dissolução da trupe com George e Williams, ela manteve a qualidade de suas performances no circuito de vaudeville igual ou superior ao de seu trabalho anterior. Um artigo no Hartford Courant de outubro de 1911 afirmou que “a senhorita Walker é a mesma cantora inteligente e dançarina graciosa de sempre”. 

Sua performance mais conhecida foi em "Salomé", 1911.

Aida também era conhecida como ativista, pelos direitos dos artistas afro-americanos e das mulheres. Abriu as portas para as artistas do calibre de Lottie Gee, Florence Mills, Ethel Waters e até mesmo Josephine Baker.

Morreu prematuramente em 1914, aos 34 anos, de insuficiência renal, no auge da carreira. Na época, sua morte foi amplamente lamentada.

Referência:
www.afroammuseum.org

Fotos: 
Schomburg Center for Research in Black Culture, The New York Public Library, Astor, Lenox and Tilden Foundations


Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro

Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro

Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro

Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro

Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro

Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro

Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro

Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro

Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro

Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro

Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro

Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro

Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro

Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro
1912: "Salomé"


Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro
1903: "Tatler Notice for in Dahomey"

Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro
1903: "Tatler Notice for in Dahomey", George, Williams e Aida.

Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro
1903: "Tatler Notice for in Dahomey", George, Aida e Williams.

Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro
Aida e George

Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro
1903: "Tatler Notice for in Dahomey"

1906: "Abyssinia"

Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro

Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro
1904: "Why Adam Sinned"
Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro
1904: "Why Adam Sinned"

Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro
1901: "Miss Hannah from Savannah"

Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro
1902: "I'd Like To Be A Real Lady"

Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro
1910: "Porto Rico"

Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro
1910: "Thats Why They Call Me Shine Sheet"

Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro


Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro

Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro
1910: "Porto Rico"

Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro
1912


Negros Geniais, Aida Overton Walker, George Walker, Bert Williams, vaudeville, Rogério de Moura, negros atores, negros artistas, teatro negro


Por

Cineasta, roteirista, cronista, ilustrador, educador, nascido na Vila Santa Isabel, Zona Leste de São Paulo.

1 comentários:

  1. Grata pelo post, tem tantas fotos e normalmente só acho as mesmas 3. Muito bom!

    ResponderExcluir

 

© 2013 Rogério de Moura