terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Billy Cobham, baterista



Desde sua revelação no início dos anos 1970, como um dos membros fundadores da Mahavishnu Orchestra, e como baterista / líder cujas gravações (como Spectrum) , seu complexo e poderoso estilo de tocar exerceu uma forte influência sobre as direções tomadas pelo Jazz e Jazz-Fusion; Billy Cobham continua sendo um desbravador musical incansável.

Panamenho por nascimento, um nova-iorquino por criação, e um morador da Suíça há mais de 25 anos, Cobham tem constantemente buscado uma ampliação de fronteiras, o envolvimento cada vez mais profundo com o mundo, não apenas como um baterista e mestre percussionista , mas também como compositor, produtor e educador que serve através da Música, na mesma medida em que ele constantemente expande sua expressão criativa pessoal.




Billy Cobham nasceu em Colón , no Panamá em 16 de maio de 1944. A família se mudou para os EUA , no inverno de '47 , vivendo primeiro no Harlem e , em seguida, na área de Bedford- Stuyvesant de Brooklyn. "A música estava ao meu redor ", lembra ele . " Principalmente ou música folclórica latina ou tipico , como a chamavam no Panamá, ou ainda Jazz. "

Cobham, cujo primeira apresentação remunerada veio aos oito anos , cortesia de seu pai pianista, iniciou sua experiência percussiva como um membro do St. Catherine Queensmen , um grupo de sopros e tambores em St. Albans, Queens. Ele passou a frequentar o famoso High School of Music and Art em Nova Yorque , onde estudou teoria musical e técnica percussiva ao lado de alguns dos grandes nomes musicais de hoje, incluindo o trompetista Jimmy Owens , o baixista Eddie Gomez, eo pianista Larry Willis. Na época, o "Jazz estava um pouco fora dos limites para os alunos , enquanto a música clássica era preferida por aquele estabelecimento de ensino . Então é claro que os alunos ansiava para se conectar com artistas de Jazz de qualquer forma que eles pudessem , seja através de encontros casuais em palestras escolares ou via gravações de LP que eles poderiam estudar e , eventualmente, imitar ".

Após o serviço militar, durante o qual ele tocou na Banda do Exército americano como percussionista (1965-1968), Cobham começou a trabalhar na banda de Horace Silver. (Enquanto em uma turnê européia com Silver em 1968, ele se tornou um dos primeiros percussionistas, junto com Max Roach e Tony Williams, a usar a bateria eletrônica feita pela empresa Meazzi em Milão). Ele também se apresentou com Stanley Turrentine e Shirley Scott, e gravou com George Benson.

Em 1969, Cobham co-fundou o grupo de fusion Dreams, que também contava com Randy e Michael Brecker, John Abercrombie, Don Grolnick, Barry Rodgers e Will Lee. No ano seguinte, ele foi convidado para se juntar ao grupo de Miles Davis e contribuiu para quatro gravações cruciais do trompetista, incluindo Bitches Brew (onde colaborou com o guitarrista John McLaughlin) e Tribute to Jack Johnson.

Durante os anos 1970 e 80, ele gravou constantemente como artista das gravadoras Atlantic, CBS, Elektra, e GRP, colaborando com artistas que vão de George Duke, John Scofield, e Tony Williams até Jack Bruce e o grupo Grateful Dead, tanto ao vivo quanto no estúdio.

Cobham engajou-se junto à UNICEF, em 1992, para trabalhar com pacientes autistas e crianças de rua em Santos-SP em um projeto musical que durou vários anos. "As crianças de rua entraram na minha alçda quase que por acaso, já que não faziam parte do meu projeto original", diz ele. "Mas devido ao impacto causado pelas personalidades em formação que cresciam sem orientação dos pais, era inevitável que eu me trabalhasse com eles, sendo alguns mentes brilhantes que abrigam talento bruto. A lástima é que muitos nunca teriam a oportunidade de usar os seus dons".

Em '93 Cobham atuou em, gravou e produziu o Festival WOMAD (World of Music, Arts and Dance) com Peter Gabriel, Okuta Percussion da Nigéria, e Farafina de Burkina Faso. (Sua associação com WOMAD continua até hoje: ao longo dos últimos anos, ele conduz aulas colietivas de Técnicas de Performance realizadas na Universidade de Bath Spa, na Inglaterra, e ele agora é um Patrono Oficial WOMAD em Bath.)

Outros destaques da década de 1990 incluem turnês e gravações com Jazz Is DeadParadox, Nordic, e a Orquestra de Jazz de Londres, além do desenvolvimento da série de livros Conundrum, cujos títulos têm o recurso de play-along que permite aos participantes para tocarem acompanhados por gravações. (partituras para grupos de percussão, piano, metais, sopros, baixo, guitarra estão disponíveis através de Alfred Music Publications em associação com Rhythmatix Music, Ltd.)



Até o início dos anos 2000, Cobham tinha apresentado a série " The Art of Jazz", gravações e turnês extensivamente pela primeira vez com o The Art of 3 (Kenny Barron, Ron Carter), e com o The Art of 4 ( Carter, Donald Harrison, James Williams) e o The Art of 5 (Harrison , Guy Barker, Eric Reed ou Julian Joseph , Orlando Le Fleming ) . Ele também trabalhou com Culture Mix (com o tocador de Steel Pan Junior Gill ) , a gravação de dois álbuns com eles para CMMC (com distribuição através de In and Out Records); em 2003, ele ativou Spectrum, uma banda que reinterpreta a música do famoso álbum de mesmo nome.

Sua colaboração actual com o grupo cubano Asere está em andamento desde sua primeira apresentação juntos no Festival WOMAD , em Reading em 2002. Um novo CD , De Cuba y de Panamá ¡ , foi lançado em Junho de 2008 .

"É muito , muito interessante para mim ouvir esta música e tocar música como Mahavishnu Orchestra ou mesmo com Jack Bruce , mas a minha abordagem é fundamentalmente a mesma ", disse o baterista. " Eu tenho uma raiz latina , e ela aflora em tudo o mais o que faço.

"A música vai dizer ao mundo quem você é, com base no que você apresenta e como você apresenta. Você não pode mentir através dela. Por isso, eu me encontro constantemente buscando aprender; esta relação com Asere e a música que fazemos juntos, está me ajudando a me reconectar. Estou reconectando com minhas raízes do Panamá, a fim de visualizar melhor meu futuro através dessa compreensão mais clara do meu passado."

E como acontece em qualquer esforço artístico, aquilo que é pessoal torna-se universal, e mais recente jornada musical de Cobham - voltando às suas origens - , será compartilhada e saboreada por seus ouvintes ao redor do mundo.

Em 2011 Cobham começou a ensinar bateria on-line na Jazz e Fusion Drum School, e, em 2013 , Cobham comemorou o 40 º aniversário do lançamento do CD Spectrum com uma turnê nos EUA , Canadá e Europa com a Spectrum 40 Band. Também nesse ano , Purple Pyramid Records lançou o CD duplo Billy Cobham Compass Point, gravado ao vivo no hotel Compass Point , nas Bahamas , em 1997 , que nunca havia sido lançado antes.

O início de 2014 marca o lançamento do tão esperado Tales from the Skeleton Coast , que é terceira das quatro gravações produzidas como uma homenagem aos pais de Cobham , ambos músicos .

Este ano, Cobham continua a desenvolver a sua engenhosa série Extended Works , uma exploração musical pioneira que irá tomar forma em colaboração com orquestras locais de Jazz ao redor do mundo. Esta série de performances vai apresentar suas aclamadas composições , compartilhando sua vasta história musical com diversos públicos em nível mundial.



Fonte: http://www.billycobham.com/html/biography.php
Tradução e adaptação: Aristides TG Cavalcante



Por

Cineasta, roteirista, cronista, ilustrador, educador, nascido na Vila Santa Isabel, Zona Leste de São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2013 Rogério de Moura