terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Jack Roosevelt Robinson, jogador de beisebol (1919 - 1972)



Jack Roosevelt Robinson, "Jackie" Robinson, primeiro jogador negro da Liga de Beisebol Americana (Major League Baseball);  tem seu próprio dia, 15 de abril, o  Jackie Robinson Day; tem prêmio com seu nome, Jackie Robinson Award; inspirou pelo menos 4 filmes biográficos; é considerado, por muitos jornalistas, o melhor jogador de Beisebol de todos os tempos; já foi homenageado três vezes em selos postais pelos Correios dos EUA; tem seu nome em prédios, avenidas, estátuas e  estádios de Beisebol espalhados pelo seu país; recebeu medalhas de reconhecimento de presidentes da República; ninguém usa o número que ele usou na camisa, o 42!

Um pouco de história:
A Liga de Beisebol Americana foi criada em 1869, quatro anos após o fim da Guerra Civil. Desde então, os jogadores negros tinham seus próprios clubes e ligas, enquanto a mais famosa competição do esporte, a Liga de Beisebol Americana, era composta apenas por atletas brancos. Este quadro se manteve até Jackie Robinson, atleta negro vindo da Geórgia, assinar com o Brooklyn Dodgers.

Seu primeiro jogo aconteceu em 15 de abril de 1947, no campo de Ebbets Field. Neste dia, 26 mil pessoas -  mais da metade negras - foram apoiá-lo.

Mas isso não impediu Robinson de, nos seus primeiros anos de carreira, sofrer com sórdidos atos de ódio racista e ressentimento de torcidas, de equipes adversárias e até mesmo de alguns companheiros de time.

Além de ser constantemente vaiado, Robinson chegou a ser ferido e ter sua família ameaçada. Mas a sua força e a paixão pelo esporte o sustentaram em campo até 1956.

Mão branca
O homem que trouxe Robinson do Kansas City foi o dirigente e o gerente geral do Brooklyn Dodgers, Branch Rickey. Branco e muito religioso, ele queria acabar com o racismo no Beisebol por considerar que os atletas negros eram os melhores no esporte que ele amava.

Jackie Robinson, de fato, se destacou entre os melhores jogadores de Beisebol dos Estados Unidos e abriu caminho para muitos outros atletas negros no esporte.

Ele jogou em seis World Series e foi peça fundamental para a vitória do Dodgers no Campeonato de 1955. Por seis vezes consecutivas conquistou o All-Star Games, de 1949 a 1954, e, por fim, ganhou o título de “jogador mais valioso da Liga Nacional na temporada de 1949” - "National League Most Valuable Player".

"Jackie Robinson Day" 
A Liga Americana honrou Jackie Robinson várias vezes após sua morte. Em 1987, tanto a Liga Nacional quanto a Liga Americana renomearam o prêmio 'Major League Rookie of the Year Award para Jackie Robinson Award, por Jackie ter sido o primeiro a conquistá-lo.

Em 15 de abril de 1997, a Liga Americana aposentou o seu número de uniforme, o 42, em todas as equipes da liga principal, tornando-o assim o primeiro atleta profissional, em qualquer esporte, a receber tamanha honraria.
Resultado de imagem para jackie robinson 
E em 2007, a Liga Americana autorizou que somente no dia 15 de abril todos os jogadores da liga usem o número "42", criando a celebração anual chamada Jackie Robinson Day (Dia de Jackie Robinson).

A ideia foi inspirada na frase de um de seus companheiros de time, após mais uma cena de racismo no jogo: "Quem sabe amanhã todos usemos 42, para que ninguém mais consiga nos diferenciar".

Reconhecimento:
Em 1962, Jackie ingressou no Hall da Fama do Beisebol. Em 20 de agosto de 2007, o então governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger e sua mulher, Maria Shriver, anunciaram que Robinson entrou no Hall da Fama da Califórnia.

Segundo pesquisa, Jackie Robinson foi o segundo homem mais popular do país. Em 1999, entrou para a Lista das 100 pessoas mais influentes do século XX da revista Time e foi classificado com o número 544, pela revista Sporting News entre os 100 melhores jogadores de Beisebol na sua posição de segunda-base.

Por muitos jornalistas esportivos, ele é considerado o melhor jogador de Beisebol de todos os tempos. 

Robinson foi homenageado pelo Serviço Postal do Estados Unidos em três selos postais, em separado, em 1982, 1999 e 2000. E o governo fez, ainda, moedas de ouro comemorativas com o seu rosto em 1997.

Em 26 de março de 1984, o presidente Ronald Reagan concedeu a Medalha Presidencial da Liberdade a Robinson. E em 2 de março de 2005, o presidente George W. Bush concedeu a Medalha de Ouro do Congresso a Jackie.  Robinson foi o segundo jogador de Beisebol a receber esta condecoração, ao lado de Roberto Clemente. (Nas duas ocasiões, sua viúva recebeu a homenagem.)

O estudioso Molefi Kete Asante incluiu Jackie na sua lista dos 100 maiores afroamericanos e, em dezembro de 1956, a NAACP (Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor), o reconheceu com a Medalha Spingarn, que premia anualmente as maiores conquistas de um afroamericano.
Resultado de imagem para jackie robinson 
O New York Mets anunciou junto com a inauguração de seu novo estádio, o Citi Field, uma estátua com o número "42" em azul em homenagem ao Superhuman – como também era conhecido, “sobre humano”.

Uma série de edifícios foram nomeados em homenagem a Jackie Robinson e estatuas que mostram seu porte podem ser vistas no Estádio Jackie Robinson, onde joga o UCLA Bruins Baseball, e no estádio Jackie Robinson Ballpark, onde joga o Daytone Cubs.

A casa em que Robinson viveu na época que jogava no Brooklyn Dodgers é considerada um Marco Histórico Nacional, desde 1976. E, desde 2011, o governo dos EUA colocou uma placa, que comemora o fim da segregação racial, na residência de Robinson em 1946, época em que jogava no Montreal Royals, no Canadá.

Um asteroide também foi nomeado em homenagem a Jackie, o 4319 Jackierobinson.

Nas telas e palcos
A vida de Jackie, sua carreira, os desafios que enfrentou inspiraram pelo menos quatro filmes biográficos: The Jackie Robinson Story", de 1950, dirigido por Alfred E. Green, no qual o próprio Robinson se representa; "The Court-Martial de Jackie Robinson", de 1990; Soul of the Game, de 1996; "42", de 2013.

E, ainda, o musical da Broadway The First, de 1981 e os episódios
Afterschool Especial, da série da ABC A Home Run for Love, de 1978, e Colors, da série da CBS Cold Case.

Família:
Jack Roosevelt Robinson nasceu no Cairo, Georgia, em 31 de janeiro de 1919. Em 24 de outubro de 1972, aos 53 anos, em Stamford, Connecticut.  Jackie  morreu, vítima de um ataque cardíaco. Seu funeral aconteceu no dia 27 de outubro de 1972 na Riverside Church, em Nova York e atraiu 2.500 pessoas.

Logo após sua morte, a viúva de Jackie, Rachel Robinson, fundou a Fundação Jackie Robinson, que oferece bolsas de estudo para jovens de classes baixas que esperam cursar o ensino superior .

A filha de Robinson, a educadora Sharon Robinson é autora de dois livros sobre o pai. Seu filho mais novo, David Robinson, tem seis filhos, é um cafeicultor e ativista social na Tanzânia. Seu filho mais velho, morreu aos 24 anos, em um acidente de carro.

Além de lutar pelo baseball e pelo povo negro, Jackie Robinson abraçou a luta contra o uso de drogas e combateu vários problemas de saúde que carregava, como doenças cardíacas e diabetes, que o cegou por um tempo.

Fonte: 
- Wikipédia
- http://primeirosnegros.blogspot.com.br

















Por

Cineasta, roteirista, cronista, ilustrador, educador, nascido na Vila Santa Isabel, Zona Leste de São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2013 Rogério de Moura