terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Mário Gusmão, ator (1928 - 1996)


Gusmão nasceu em Cachoeira, Bahia e, de acordo com a biografia que lhe dedicou Jeferson Bacelar, baseada em sua tese de doutorado, Mário Gusmão: um príncipe negro na terra dos dragões da maldade (Editora Palas, 2006), veio para Salvador em busca de melhores oportunidades profissionais. Só no final da década de 1950 começou a se dedicar àquilo que se tornaria sua grande paixão, o teatro. Foi aluno de uma das primeiras turmas da Escola de Teatro da UFBA, formou-se em 1960, integrou o Grupo dos Novos, que fundaria o Teatro Vila Velha em 1964, e destacou-se no cenário do Cinema Novo com o papel do cego beato Antão que, a cavalo, de lança em punho, mata o Coronel Horácio (Jofre Soares) na épica cena final da obra prima de Glauber Rocha, O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro.

Antonio das Mortes
Gusmão, um São Jorge sertanejo na obra prima de Glauber Rocha

Gusmão foi protagonista de O Anjo Negro, do cineasta também baiano José Umberto, longa-metragem lançado em 1973 no qual encarna o mítico Calunga, uma espécie de Exu a subverter uma tradicional família branca de classe abastada, ainda segundo Jeferson Bacelar, para quem a discriminação por cor, classe e orientação sexual foi um componente fundamental das dificuldades materiais que marcaram o final da vida do artista.

Ainda na década de 1970, envolveu-se com as danças afro-brasileiras e aprofundou sua pesquisa em torno de uma estética artística que expressasse o universo cultural negro. Foi parceiro de Clyde Morgan na Escola de Dança da UFBA e no Instituto Cultural Brasil-Alemanha, o Instituto Goethe de Salvador. Na TV, atuou na minissérie O pagador de promessas, em que interpretou Mestre Coca, o capoeirista que ajuda o personagem Zé do Burro a concretizar sua promessa. O ator também foi tema do documentário de Élson Rosário, Mário Gusmão, O Anjo Negro da Bahia.

Texto:
http://www.edgardigital.ufba.br

Cartaz de "O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro"

Por

Cineasta, roteirista, cronista, ilustrador, educador, nascido na Vila Santa Isabel, Zona Leste de São Paulo.

1 comentários:

 

© 2013 Rogério de Moura