segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Abel Neto, jornalista

Negros Geniais, Abel Neto, repórteres negros, jornalistas negros, Rogério de Moura, ação afirmativa

Abel Verônico da Silva Neto nasceu em 1970, em Santos, São Paulo. Formou-se em Jornalismo em 1994, pela Universidade Católica de Santos (UniSantos). Iniciou sua carreira no jornal Lance! (SP), em 1997.

No ano seguinte, recebeu um convite para ser repórter na TV Tribuna (SP), onde foi repórter. Em 2000, foi para a TV Globo (SP), onde ainda hoje atua como repórter. Na Globo News, apresentou o programa Espaço Aberto Esporte.

Fazendo parte da equipe de ponta da Rede Globo na área de Esportes, participou de coberturas importantes como as das Copas do Mundo de Futebol da Alemanha e da África do Sul (2006 e 2010), dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, das Copas América de Futebol da Venezuela e da Argentina (2007 e 2011) e dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro 2007, além de jogos decisivos da Copa Libertadores da América e dos Campeonatos Brasileiro e Paulista de Futebol.

É vencedor dos prêmios Revelação do Jornalismo Esportivo, pela Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp), em 1999, e Marketing e Empreendedores, promovido pela revista Top of Business (SP), em 2008.

Antes de cursar jornalismo, lecionou inglês por mais de oito anos em escolas e cursos pré-universitários, como Universitário e Anglo. É filho do ex-jogador de futebol Abel Verônico, que se destacou atuando no Santos Futebol Clube na década de 1960.

Por

Cineasta, roteirista, cronista, ilustrador, educador, nascido na Vila Santa Isabel, Zona Leste de São Paulo.

5 comentários:

 

© 2013 Rogério de Moura